
Paulínia 15/02/2020
Paulínia, 15 de Fevereiro de 2020.
Após muitos anos voltamos a participar de uma prova na cidade de Paulínia, no Parque 500, onde mesmo se tratando de uma prova independente do calendário, prometia ser muito boa.
Até a largada parecia muito organizado, porém até o momento da larga, pois dai para frente foi uma prova completamente desorganizada.
Atrasou mais de 20 minutos, na largada, e ainda misturou todas categorias em uma única bateria. Não tinha como saber quem estava na sua frente era da sua categoria ou não, e a diferença de idade faria diferença na prova.
Diante de tantos problemas minha estratégia mudou, e de andar no meio do pelotão passei a andar entre os 10 primeiros para evitar problemas.
Fiz a primeira volta praticamente estudando o percurso, pois como a volta eram de 8km, não consegui fazer reconhecimento dele. Na primeira volta tive de prestar atenção no percurso como buracos, vento, subidas e curvas, e ainda me manter na frente.
Na segunda volta comecei a fazer minha estratégia para me manter na frente. Nas descidas procurava um vácuo e tentar entrar na frente na subida longa, pois se eu perdesse posições na subida terminava a mesma junto ao pelotão.
O pelotão estava tenso devido a turma da SUB30 que toda hora acelerava na subida, com isso o ritmo aumentava e o pelotão se quebrava.
Com muitos ciclistas inexperientes no pelotão tão tenso e rápido ( média de 41km/h) os acidentes começaram cedo, e muitos, eu mesmo tive três problemas de bater braço e cheguei ate mesmo ir para grama, mas consegui voltar sem problemas.
O tempo passava e minha confiança aumentava, pois consegui me manter vivo no pelotão e em boas condições, enquanto o pelotão diminuía com mesmo ciclistas a cada volta.
A praticamente duas voltas do fim, dos 80 ciclistas que largaram restavam apenas 24 aproximadamente.
Na última volta eu estava exausto e fazia força para passar pela ultima subida junto com os demais atletas, pois não tinha como manter uma estratégia, pois o pelotão estava todo misturada com ciclista de todas categoria.
Quando entramos na parte rápida e final da prova não consegui manter o ritmo e acabei sobrando completando a prova no meio do pelotão.



